Seg a Sex: 08h às 18h – Sáb: 08h às 12h

  • PESQUISA DE SATISFAÇÃO
  • TRABALHE CONOSCO
  • (48) 3212-0101
Hospital de olhos de Florianopolis
  • O Hospital
  • Serviços
    • Consultas
    • Exames
    • Cirurgias
    • Pronto Atendimento
  • Especialidades
  • Corpo Clínico
  • Redes Sociais
  • Fale Conosco

Cirurgias


O HOF conta com um centro cirúrgico inovador de alta tecnologia para a realização de cirurgias e nas mais diversas áreas da Oftalmologia. Conheça abaixo as cirurgias realizadas pelo HOF.

INSTRUÇÕES AO PACIENTE

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular. A cirurgia é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento. A cirurgia é realizada no HOF por meio do método de facoemulsificação, que consiste em uma pequena incisão no olho, fragmentando o cristalino opaco em pedaços bem pequenos, que são aspirados imediatamente. Após, o cirurgião faz o implante da lente intraocular que tem função de substituir o cristalino. A duração da cirurgia é de aproximadamente 15 minutos e pode ser feita sob anestesia local com colírios ou sob bloqueio peribulbar com leve sedação. Atualmente, devido aos avanços tecnológicos na área da saúde, a cirurgia da catarata permite uma correção óptica excelente, através dos diversos modelos de lentes intraoculares que corrigem além da catarata, a presbiopia, miopia, hipermetropia e o astigmatismo, desde que não haja outras doenças oculares, principalmente na retina. Os cuidados de pós-operatório incluem repouso no dia da cirurgia e evitar movimentos bruscos com a cabeça, não comprimir ou coçar a região operada, evitar ambientes quentes e poluídos e proteger o olho de vapor, poeira, vento, shampoo, sabão nos primeiros sete dias após o procedimento. É muito importante que o paciente use fielmente os colírios prescritos pelo médico. Caso o paciente sinta dor, apresente olho vermelho ou qualquer outro desconforto após a cirurgia, o médico deve ser comunicado imediatamente. O acompanhamento e os cuidados no pós-operatório, bem como as consultas agendadas devem ser seguidos à risca para garantir o sucesso da cirurgia.

Cirurgia de Estrabismo

A cirurgia para correção de estrabismo tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos, reposicionando o globo ocular. O procedimento corrige o desalinhamento e, quando possível, restaura a visão binocular. É indicada para todos os casos de desalinhamento ocular que prejudiquem a capacidade funcional ou estética do paciente. Geralmente o procedimento é realizado sob anestesia local e sedação, sendo que o tempo cirúrgico depende de quantos músculos serão abordados e pode variar entre 30 minutos e 1h30. No pós-operatório, o paciente pode ter algum desconforto e a sensação de areia nos olhos. Algumas pessoas podem sentir leve dor ao mover os olhos, porém são receitados medicamentos para minimizar estes sintomas. A recuperação leva em torno de 7 dias e a regeneração completa dos tecidos ocorre por volta de 30 dias. Os principais cuidados pós-operatórios envolvem não realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiros 20 dias após a cirurgia e o uso adequado dos medicamentos indicados pelo médico.

Cirurgia de Glaucoma

A cirurgia de glaucoma tem como objetivo diminuir e controlar a pressão ocular, evitando o aumento das lesões no nervo óptico. Consequentemente, ajuda a preservar a acuidade visual. É indicada para os casos em que a pressão ocular não consegue ser controlada com o uso de medicamentos. A cirurgia é realizada sob anestesia por meio de bloqueio peri-bulbar e sedação. A duração depende da técnica cirúrgica, porém geralmente leva de 40 a 60 minutos.No pós-operatório, o paciente pode apresentar certo desconforto, como sensação de olho seco ou como se tivesse um pequeno grão de areia nos olhos. Os cuidados após o procedimento são com relação a higiene e uso dos colírios, conforme orientação médica, por aproximadamente 30 dias. Mesmo após uma cirurgia bem-sucedida, o acompanhamento deve ser contínuo e permanente, pois o glaucoma é uma doença crônica.

Cirurgia de Injeção Intravítrea

A cirurgia de injeção intravítrea consiste na aplicação de uma injeção de medicamentos no olho do paciente, a fim de proporcionar um dose concentrada e localizada de medicação para tratar doenças que acometem a área interna do olho. As principais doenças tratadas através deste procedimento são Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), a Retinopatia Diabética e a oclusão de veias da Retina. Outros casos também podem ser tratados através desse procedimento, como alguns tipos de infecção e doenças inflamatórias. O procedimento é rápido e praticamente indolor, pois são utilizados colírios anestésicos antes da injeção. Após o procedimento o paciente pode retornar as atividades normais. É normal que nos primeiros dias após a injeção, o paciente veja algumas bolhas se movimentarem dentro do olho, mas gradativamente este sintoma diminui, a medida que a medicação é absorvida pelo olho.

Cirurgia de Pterígio

O pterígio é uma doença ocular caracterizada pelo aparecimento de uma membrana fibrovascular sobre a córnea, que invade a superfície do olho, avançando em direção ao centro, podendo atingir a pupila. Quando chega neste estágio, pode comprometer a visão e a partir daí é indicada a cirurgia. Relativamente simples, a cirurgia consiste em remover essa membrana. A cirurgia dura cerca de 30 minutos e é realizada sob anestesia local. Após o procedimento o olho tende a ficar bem vermelho, o que desaparece com o passar dos dias. Os cuidados pós-operatórios envolvem evitar esforço físico por 15 dias, realizar a higiene local adequada e aplicação de medicamentos prescritos pelo médico.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa tem o objetivo de corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), tornando o paciente independente do uso de óculos. No HOF temos especialistas nessa área que realizam dois tipos de cirurgia refrativa: a laser e o implante de lente intraocular fácica. Cirurgia refrativa a laser: É realizada de forma personalizada e com os mais modernos equipamentos de precisão. Indicada para pessoas com mais de 18 anos que desejam não ter dependência dos óculos, que não tenham doenças oculares ou apresentem contraindicações nos exames pré-operatórios. Esta cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírios) e tem duração de cerca de 10 minutos em ambos olhos. No pós-operatório o paciente pode sentir leve desconforto e sensação de areia nos olhos, além de fotofobia. Os cuidados envolvem o uso adequado dos colírios prescritos e evitar coçar os olhos nos primeiros dias. Além disso, deve-se comparecer fielmente as consultas de acompanhamento. Lente intraocular fácica: Alguns pacientes apresentam características que contraindicam a cirurgia com laser como, por exemplo, graus elevados e córneas muito curvas ou finas. Pessoas com estas limitações também podem se livrar dos óculos por meio do implante das lentes intraoculares. Além disso, a LIO fácica é indicada para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia, pois o procedimento é capaz de corrigir miopias de até 18 graus e hipermetropias de até 10 graus. Casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com as lentes intraoculares. A cirurgia geralmente é feita sob anestesia tópica (colírios) e dura cerca de 30 minutos em cada olho. A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos por cerca de 15 dias.

Cirurgia de Retina e Vítreo

A cirurgia refrativa tem o objetivo de corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), tornando o paciente independente do uso de óculos. No HOF temos especialistas nessa área que realizam dois tipos de cirurgia refrativa: a laser e o implante de lente intraocular fácica. Cirurgia refrativa a laser: É realizada de forma personalizada e com os mais modernos equipamentos de precisão. Indicada para pessoas com mais de 18 anos que desejam não ter dependência dos óculos, que não tenham doenças oculares ou apresentem contraindicações nos exames pré-operatórios. Esta cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírios) e tem duração de cerca de 10 minutos em ambos olhos. No pós-operatório o paciente pode sentir leve desconforto e sensação de areia nos olhos, além de fotofobia. Os cuidados envolvem o uso adequado dos colírios prescritos e evitar coçar os olhos nos primeiros dias. Além disso, deve-se comparecer fielmente as consultas de acompanhamento. Lente intraocular fácica: Alguns pacientes apresentam características que contraindicam a cirurgia com laser como, por exemplo, graus elevados e córneas muito curvas ou finas. Pessoas com estas limitações também podem se livrar dos óculos por meio do implante das lentes intraoculares. Além disso, a LIO fácica é indicada para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia, pois o procedimento é capaz de corrigir miopias de até 18 graus e hipermetropias de até 10 graus. Casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com as lentes intraoculares. A cirurgia geralmente é feita sob anestesia tópica (colírios) ou bloqueio peribulbar e dura cerca de 30 minutos em cada olho. A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos por cerca de 15 dias.

Plástica Ocular e Estética

O processo de envelhecimento da pele inicia-se em torno dos 30 anos e é acentuado entre os 45 e 50 anos. Este é o melhor momento para realizar a cirurgia de Plástica Ocular e Estética, especialidade responsável pela reparação do olho e de suas estruturas externas: pálpebras, cílios e supercílios. Além dos fatores estéticos ligados à idade, a cirurgia também é indicada para corrigir imperfeições de nascença, para pessoas que sofreram traumas, após cirurgias em que há necessidade de se retirar uma porção do olho ou em casos de biópsia. As principais cirurgias realizadas são: Blefaroplastia: retira o excesso de pele das pálpebras superior e inferior. Entrópio: corrige as alterações anatômicas da pálpebra, quando sua extremidade dobra para dentro. Ectrópio: corrige as alterações anatômicas da pálpebra, quando sua extremidade dobra para fora. Ptose Palpebral: corrige a queda da pálpebra superior. Exérese de tumores palpebrais: retira tumores benignos e malignos, além de cistos e verrugas, geralmente localizados na área das pálpebras. Geralmente o procedimento é realizado sob anestesia local e sedação. O tempo cirúrgico e o de recuperação dependem do tipo de procedimento realizado. Uma cirurgia de blefaroplastia dura, em média, uma hora. Os principais cuidados incluem a higiene local adequada, evitar esforços físicos pelo menos por 15 dias, o uso adequado dos medicamentos prescritos, evitar se expor ao sol por 30 dias e realizar fielmente as consultas de acompanhamento pós-operatório.

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é um elemento purificado, derivado de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. Na oftalmologia, a aplicação da toxina botulínica é indicada em duas situações: Estética: ajuda a tratar rugas geradas pela expressão facial. Promove relaxamento e até a paralisação temporária da musculatura sob a pele. Dura de quatro a seis meses. Estrabismo: nos casos de estrabismo, a técnica é uma alternativa para equilibrar as forças motoras e alinhar a posição dos olhos. Em algumas situações, pode anular a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia que substitui a córnea doente por outra saudável. Geralmente indicada nos casos de ceratocone, uma doença congênita que se caracteriza pelo afinamento e encurvamento progressivos da córnea, assumindo um formato de cone e levando à baixa progressiva da visão, edemas da córnea causados por doenças congênitas e complicações após cirurgias intraoculares, traumatismos oculares: causados principalmente por acidentes de trabalho, e doenças metabólicas ou degenerações de origem desconhecida. A cirurgia é realizada sob anestesia peribulbar e leve sedação. O tempo médio da cirurgia é de uma hora, dependendo da técnica cirúrgica escolhida pelo médico, que pode ser a técnica convencional, também conhecida como penetrante, os transplantes lamelares e os transplantes endoteliais. Os cuidados pós-operatórios incluem evitar esforço físico nos primeiros 15 dias, utilizar corretamente os medicamentos prescritos e comparecer fielmente as consultas de acompanhamento.

Outros tipos de cirurgia Oculares

Autotransplante Conjuntival, Blefarorrafia, Calázio, Cantoplastia Lateral e Medial, Cirurgia da Glândula Lacrimal, Correção da Enoftalmia, Correção de Bolsas Palpebrais, Crosslinking, Dacriocistectomia, Dacriocistorrinostomia, Dermatocalase ou Blefarocalase, Endofotocoagulação, Endolaser/Endodiatermia, Enucleação/Eviceração, Epicanto, Epilação, Exérese de Tumor Conjuntival, Fechamento dos Pontos Lacrimais, Fixação Iriana de Lente Intraocular, Trabeculotomia, Implante de anel intraestromal, Implante de Silicone Intra-Vítreo, Implante Secundário de Lente Intraocular, Implantes Valvulares, Infiltração Subconjuntival, Infusão de Gás Expansor, Infusão de Perfluorcarbono, Iridectomia, Iridectomia a Laser, Membranectomia Epi ou Sub-Retiniana, Microcirurgia para Tumores Orbitários, Pancrioterapia Periférica, Paracentese com Lavagem de Câmara Anterior, PRK, PTK, Recobrimento Conjuntival, Reconstituição de Globo Ocular, Reconstituição de Paredes Orbitárias, Reconstituição de Pontos Lacrimais, Reconstituição de Vias Lacrimais, Reconstrução de Pálpebra, Remoção de Hifema, Remoção de Implante Episcleral, Retinopexia com Introflexão Escleral, Retinopexia Pneumática, Retinotomia Relaxante, Retirada de Corpo Estranho, Retirada de Óleo de Silicone, Simbléfaro, Sinequiotomia Cirúrgica ou a laser, Sondagem das Vias Lacrimais, Suturas de córnea, conjuntival e palpebral, Tarsorrafia, Telecanto, Transplante de Limbo, Troca Fluído Gasosa, Xantelasma.
Primeiro Slide
Segundo Slide
Terceiro Slide
Quarto Slide
Quinto Slide
Anterior Próximo

CUIDADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA CIRURGIA


Antes da cirurgia:

-Realize todos os exames pré-operatórios solicitados;
-Realize a consulta de avaliação pré-anestésica conforme indicado pelo cirurgião;
-Leve para o anestesista todos os seus exames e o nome das medicações que faz uso contínuo (toma todos os dias);
-Verifique com seu plano de saúde se a sua cirurgia está autorizada/liberada;
-Realize a leitura do termo de consentimento da sua cirurgia;
-Programe com uma familiar ou amigo para que ele o acompanhe no dia da cirurgia;
-Confirme o dia e horário de sua cirurgia e reserve este dia exclusivamente para sua cirurgia, evitando atrasos ou imprevistos;

No dia da cirurgia:

-Traga um acompanhante, ele é indispensável e obrigatório para que sua cirurgia seja realizada com segurança;
-Traga seu documento de identificação, carteirinha do plano de saúde, termo de consentimento da cirurgia e demais documentos preenchidos e assinados;
-Chegue no hospital com pelo menos 60 minutos de antecedência do horário previsto para sua cirurgia. Esse tempo é necessário para preenchimento de documentos e preparo anestésico; -Realize o jejum indicado pelo médico anestesista, geralmente de 08 horas;
-Venha com roupas leves, sem salto, sem maquiagem, cremes ou protetor solar no rosto;
-É indicado tomar banho, lavando a cabeça, o rosto e área dos olhos antes da cirurgia;
-Evite usar jóias e adornos (relógios, cintos, correntes) no dia da cirurgia, pois terá de retirá-los para entrar no centro cirúrgico;
-Evite a ingestão de bebidas alcoólicas pelo menos 24h antes da cirurgia;
-Evite fumar no dia da cirurgia;
-Tome sua medicação habitual conforme orientação do anestesista;
-A equipe preencherá com você um protocolo de cirurgia segura, neste momento informe qualquer alteração no seu estado de saúde que não tenha sido informada antes, além de alergias, doenças pré-existentes e medicamentos em uso. A confirmação contínua de seu nome e data de nascimento é importante para sua segurança.

Depois da cirurgia:

-Reserve o dia para descanso;
-É permitido uma alimentação leve habitual logo depois da cirurgia;
-É permitido assistir televisão, leitura de livros e uso do celular, conforme disposição do paciente;
-Realize a aplicação de colírios ou pomadas no olho operado conforme orientação do seu médico;
-Tome os medicamentos dentro do horário prescrito, mesmo que não esteja com dor ou desconforto (eles evitarão que sinta qualquer desses sintomas);
-Evite tocar ou coçar o olho operado;
-Sempre lave muito bem as mãos antes da aplicação de medicamentos em seu olho;
-Ao tomar banho, evite que a água com shampoo ou sabão escorra para os olhos;
-Evite contato direto com animais de estimação nos primeiros dias de pós-operatório;
-Use óculos escuros ao se expor ao sol ou claridade;
-Não realize esforço físico até a liberação de seu médico;
-Evite abaixar a cabeça e se deitar/dormir do lado do olho operado por pelo menos 03 dias;
-Evite banho de mar e/ou piscina por pelo menos 15 dias;
-Evite o uso de maquiagem ou cremes na área dos olhos por 15 dias;
-Compareça a todas as consultas de acompanhamento;

CONSULTAS

Atendimento com especialistas

EXAMES

Diagnóstico por imagem

Pronto Atendimento

Pronto atendimento e urgências cirúrgicas

Convênios Atendidos


  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
  • Primeiro Slide
Primeiro Slide
Segundo Slide
Terceiro Slide
Quarto Slide
Quinto Slide
Sexto Slide
Sétimo Slide
Oitavo Slide
Nono Slide
Décimo Slide
Décimo Primeiro Slide
Décimo Segundo Slide
VEJA TODOS OS CONVÊNIOS

Convênios atendidos pelo HOF


AASSC – Associação de Apoio a Saúde de SC

ACIAC – Associação Empresarial de Antônio Carlos

ACIBIG

ACM - Associação Catarinense de medicina

AGF- Allianz

Amil

Assefaz

Bradesco

Cabesp

Capesaude

Cardesc

Cassi

Clincard/SOS Vida

Clinivida

Colégio Criativo

Colégio Educar

Colégio Incentivo

Correios - Postal Saúde

Daidellein

Duarte Agassi Assessoria

Elosaude

Embratel (Brasilcenter/ Claro/ Pame/ Star-one/Telos-amap/Vesper)

Fecesc

Fusex

Geap

Inplac

Intermédica

Jormani

Life Saúde

Marinha

Med Prev Florianópolis

Med Prev São José

Particular

Previda

Rede Sul/Odonto Plus

Saúde Caixa

Saudesc

SC Saúde

Sidesc

Sindicato dos Empregados de Edifícios

Sindicatos dos Trabalhadores Ind.de Alim.Fpolis e Tijucas

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Carlos

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu

Sinpatep-SC

Sintrauto - Sind.dos Trabalhadores Centros de Formação SC

SNS - Sistema Nacional de Saúde

Unimed

Unisul

Vaicard

Hospital de olhos de Florianopolis
UNIDADE CENTRO FLORIANÓPOLIS
Resp. Técnico: Dr. Ernani Luiz Garcia
CRM/SC 4619 - RQE 1980

UNIDADE SC-401 SQUARE CORPORATE
Resp. Técnico: Dra. Mara Regina Arakaki Nishimura
CRM/SC 113111 - RQE 10010
UNIDADE CAMPECHE
Resp. Técnico: Dra. Iara da Rosa Mendes
CRM/SC 9509 - RQE: 7361

UNIDADE CENTRO BIGUAÇU
Resp. Técnico: Dra. Iara da Rosa Mendes
CRM/SC 9509 - RQE: 7361

2022 © Hospital de Olhos de Florianópolis | Por Neovu - Ciência do Design
AGENDE SUA CONSULTA